Por Célia Ribeiro
Quem contraiu dengue, ou teve algum caso na família, reconhece a importância da vigilância permanente para eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Neste sentido, a atuação de uma empresa de Marília, que opera na coleta e destinação de pneus inservíveis, é um exemplo de como a logística reversa funciona bem quando fabricantes, lojistas e consumidores fazem a sua parte sem dependerem apenas da cobrança e da fiscalização dos órgãos públicos.
Pneus ao ar livre: riscos à saúde pública e ao meio-ambiente |
Há cinco anos, a Reversa Pneus possui um Eco Ponto onde recebe pneus de municípios localizados num raio de 200 quilômetros, transportando-os às trituradoras credenciadas pela RECICLANIP, empresa criada pelos maiores fabricantes (Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli etc). Nestes locais acontece a mágica da transformação: a borracha triturada segue seu curso de reaproveitamento na confecção de tapetes para automóveis, de pisos industriais e para quadras esportivas, e até na composição da massa asfáltica, dentre outros.
Processo de trituração da borracha |
Segundo o proprietário da empresa, Edmilson Ferreira, “atendemos uma cadeia de logística reversa que é de responsabilidade dos fabricantes de pneus. A Associação Nacional dos Fabricantes de Pneumáticos tem como responsabilidade pegar de volta aquilo que ela coloca no mercado”. Ele explicou que “o fabricante remunera o triturador, remunera o transportador, mas não remunera o Eco Ponto. Só foi possível a gente trabalhar assumindo o Eco Ponto porque fazemos o transporte dos pneus até os trituradores homologados a ela”.
Localizada na Rua Antártica, 820, Jardim Vitória (Zona Sul), a Reversa Pneus é referência para 23 municípios. Semanalmente, são armazenados de 30 a 50 toneladas de pneus inservíveis que vão para as trituradoras instaladas em Garça, Ribeirão Preto e São Paulo. Segundo Edmilson Ferreira, grande parte da borracha triturada também é utilizada nas cimenteiras para geração de energia.
Ele assinalou que faltam conscientização para a população e fiscalização por parte dos órgãos públicos. Ele citou o caso de borracharias que, apesar dos riscos à saúde pública, estocam grande volume de pneus de forma inadequada: “Os borracheiros têm aquela ideia de que o pneu na frente do seu estabelecimento é um marketing, mas na verdade não é”, frisou.
Edmilson, proprietário da Reversa Pneus |
RESPONSABILIDADE SOCIAL
O empresário informou que o Eco Ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, sem intervalo para o almoço, onde empresas, Prefeituras e população em geral podem descartar corretamente os pneus. Além disso, sempre que solicitado para alguma ação social ou ambiental, a Reversa doa pneus para entidades, como recentemente ocorreu com a Igreja Presbiteriana do Brasil que fez o pedido de pneus para um trabalho que desenvolverá com jovens em uma ONG.
Representantes da Igreja Presbiteriana foram buscar pneus para um projeto social |
Viatura da Secretaria da Saúde descarta pneus no Eco Ponto |
Por outro lado, através do Departamento de Marketing, coordenado por Rivelton Teixeira, a Reversa Pneus promove palestras em escolas e empresas sobre a Logística Reversa e a influência do marketing nas operações e orientações sobre o descarte correto, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) etc.
A empresa recebe até 50 toneladas de pneus por semana |
Ele lembra que a Lei 12.305, de 2.010, que instituiu a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos previu a implantação da Logística Reversa em todo o País até 2.014. Além de pneus, fabricantes de aparelhos celulares, eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas etc, devem garantir as condições para que o consumidor possa descarta-los em pontos de coleta de onde retornarão para as indústrias para reciclagem ou tratamento de resíduos.
Barracão com 400 metros quadrados na zona sul de Marília |
Portanto, a produção de 40 milhões de pneus por ano e o descarte de metade desse volume, no mesmo período, são apenas um dos muitos aspectos que merecem atenção quando se pensa na preservação do meio-ambiente para as futuras gerações.
Rivelton Teixeira, Marketing |
Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas no site do Ministério do Meio Ambiente:
www.mma.gov.br/politica-de-residuos-solidos Para contatar a Reversa Pneus, o endereço é: Rua Antártica, 820, Jardim Vitória em Marília. Telefone (14) 996243450, e-mail: [email protected] e site: www.reversapneus.eco.br
FONTE: https://mariliasustentavel.blogspot.com/2018/07/logistica-reversa-empresa-recolhe.html?m=1