O local vem sofrendo há tempos com descartes incorretos de pneus e retalhos de borrachas por parte de um morador devidamente identificado, o que obrigou a prefeitura e a empresa a realizarem a intervenção na área, combatendo possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, e melhorando a qualidade ambiental da região.
Na operação coordenada pelo empresário Edmilson Ferreira, da Reversa Pneus e Fernando Oliveira Paes, Assessor Especial de Limpeza Pública, retirou-se do local 8 (oito) toneladas do material, sendo levados diretamente para a empresa que promove a logística reversa, onde é reutilizado na produção de matéria-prima para confecção de novos produtos derivados da borracha.
“A prefeitura disponibilizou a mão de obra e a empresa Reversa Pneus colaborou com a cessão do caminhão para transporte e destino correto, o que deu um excelente resultado, deixando a área limpa de quaisquer agentes contaminantes ou que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, explicou Vanderlei Dolce, secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública.
Segundo o empresário Edmilson Ferreira, da Reversa Pneus, “as dificuldades que as prefeituras passam neste momento de crise, exigem criatividade e parcerias público-privadas, onde os empresários precisam colaborar com a melhoria da cidade, buscando o objetivo principal, que é o bem comum. A Reversa Pneus coloca-se à disposição do prefeito para realização de ações como esta, que além de cuidar do nosso meio ambiente, ainda promovem a educação ambiental. O legislativo precisa estar atento para criação de Leis que incentivem o setor empresarial a somar forças com o poder público, no intuito de colaborarem diretamente em ações que promovam a sustentabilidade”.
Ainda segundo o Assessor Especial de Limpeza Pública, Fernando Oliveira Paes, “o morador foi devidamente orientado quanto à responsabilidade de descarte correto dos pneus, conforme orienta a Lei Federal 12.305/10, onde diz que é de responsabilidade do gerador dar o descarte correto ao material que não lhe serve mais. No caso dos pneus, temos a empresa Reversa Pneus que recebe esse material, não havendo o porquê de ser realizado esse tipo de descarte em áreas públicas. Orientamos o morador como proceder, e informamos as penalidades às quais está passível de sofrer, em caso de reincidência.”
O secretário Vanderlei Dolce finaliza, dizendo que “a Reversa Pneus é o único ponto de descarte de pneus no município, e que é de responsabilidade das empresas que trabalham no ramo darem o descarte correto para esse tipo de material. A Divisão de Fiscalização de Posturas intensificará as vistorias nos estabelecimentos que comercializam pneus, onde o armazenamento incorreto será passível de autuação, conforme as leis vigentes. O poder público vem fazendo sua parte quanto à limpeza urbana, mas a colaboração dos munícipes é essencial para a manutenção da limpeza nessas áreas”.
A Reversa Pneus localiza-se na avenida Antártica, 820, Jardim Vitória, zona sul da cidade, e funciona das 8h às 17h.
Fotos: Divulgação