LOGÍSTICA REVERSA: EMPRESA RECOLHE, TRANSPORTA E DÁ DESTINAÇÃO CORRETA A PNEUS INSERVÍVEIS.

Programa Município VerdeAzul
27/08/2018
Prefeitura e Reversa Pneus realizam ação contra criadouros do mosquito Aedes Aegypti
29/08/2018

Por Célia Ribeiro

Quem contraiu dengue, ou teve algum caso na família, reconhece a importância da vigilância permanente para eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Neste sentido, a atuação de uma empresa de Marília, que opera na coleta e destinação de pneus inservíveis, é um  exemplo de como a logística reversa funciona bem quando fabricantes, lojistas e consumidores fazem a sua parte sem dependerem apenas da cobrança e da fiscalização dos órgãos públicos.

Pneus ao ar livre: riscos à saúde pública e ao meio-ambiente

Há cinco anos, a Reversa Pneus possui um Eco Ponto onde recebe pneus de municípios localizados num raio de 200 quilômetros, transportando-os às trituradoras credenciadas pela  RECICLANIP, empresa criada pelos maiores fabricantes (Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli etc). Nestes locais acontece a mágica da transformação: a borracha triturada segue seu curso de reaproveitamento na confecção de tapetes para automóveis, de pisos industriais e para quadras esportivas, e até na composição da massa asfáltica, dentre outros.

Processo de trituração da borracha

Segundo o proprietário da empresa, Edmilson Ferreira, “atendemos uma cadeia de logística reversa que é de responsabilidade  dos fabricantes de pneus. A Associação Nacional dos Fabricantes de Pneumáticos tem como responsabilidade pegar de volta aquilo que ela coloca no mercado”. Ele explicou que “o fabricante remunera o triturador, remunera o transportador, mas não remunera o Eco Ponto. Só foi possível a gente trabalhar assumindo o Eco Ponto porque fazemos o transporte dos pneus até os trituradores homologados a ela”.

Localizada na Rua Antártica, 820, Jardim Vitória (Zona Sul), a Reversa Pneus é referência para 23 municípios. Semanalmente, são armazenados de 30 a 50 toneladas de pneus inservíveis que vão para as trituradoras instaladas em Garça, Ribeirão Preto e São Paulo. Segundo Edmilson Ferreira, grande parte da borracha triturada também é utilizada nas cimenteiras para geração de energia.

Ele assinalou que faltam conscientização para a população e fiscalização por parte dos órgãos públicos. Ele citou o caso de borracharias que, apesar dos riscos à saúde pública, estocam grande volume de pneus de forma inadequada: “Os borracheiros têm aquela ideia de que o pneu na frente do seu estabelecimento é um marketing, mas na verdade não é”, frisou.

Edmilson, proprietário da Reversa Pneus

RESPONSABILIDADE SOCIAL

O empresário informou que o Eco Ponto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, sem intervalo para o almoço, onde empresas, Prefeituras e população em geral podem descartar corretamente os pneus. Além disso, sempre que solicitado para alguma ação social ou ambiental, a Reversa doa pneus para entidades, como recentemente ocorreu com a Igreja Presbiteriana do Brasil que fez o pedido de pneus para um trabalho que desenvolverá com jovens em uma ONG.

Representantes da Igreja Presbiteriana foram buscar pneus para um projeto social

 

Viatura da Secretaria da Saúde descarta pneus no Eco Ponto

Por outro lado, através do Departamento de Marketing, coordenado por Rivelton Teixeira, a Reversa Pneus  promove palestras em escolas e empresas sobre a Logística Reversa e a influência do marketing nas operações e orientações sobre o descarte correto, Plano Nacional de Resíduos Sólidos, 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) etc.

A empresa recebe até 50 toneladas de pneus por semana

Ele lembra que a Lei 12.305, de 2.010, que instituiu a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos previu a implantação da Logística Reversa em todo o País até 2.014. Além de pneus, fabricantes de aparelhos celulares, eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas etc, devem garantir as condições para que o consumidor possa descarta-los em pontos de coleta de onde retornarão para as indústrias para reciclagem ou tratamento de resíduos.

Barracão com 400 metros quadrados na zona sul de Marília

Portanto, a produção de 40 milhões de pneus por ano e o descarte de metade desse volume, no mesmo período, são apenas um dos muitos aspectos que merecem atenção quando se pensa na preservação do meio-ambiente para as futuras gerações.

Rivelton Teixeira, Marketing

Maiores informações sobre o assunto podem ser obtidas no site do Ministério do Meio Ambiente: 
www.mma.gov.br/politica-de-residuos-solidos  Para contatar a Reversa Pneus, o endereço é: Rua Antártica, 820, Jardim Vitória em Marília. Telefone (14) 996243450, e-mail: [email protected] e site: www.reversapneus.eco.br

 

FONTE: https://mariliasustentavel.blogspot.com/2018/07/logistica-reversa-empresa-recolhe.html?m=1