Manipulação e armazenagem dos pneus

As principais consequências do descarte de pneus no meio ambiente
13/09/2018
Logística Reversa é obrigatoriedade para obter e renovar licença ambiental
20/08/2019
Longe do perigo
Quando se armazenam os pneus, devem estar afastados do calor que provocam as tubagens quentes e os geradores eléctricos. As superfícies de armazenagem devem estar limpas, sem gordura, gasolina, gasóleo e outras substâncias químicas ou hidrocarbonetos que poderão deteriorar a borracha. Os pneus expostos a esses materiais durante a armazenagem poderão ficar danificados de modo irreversível aquando de futura montagem no veículo.
Os pneus devem-se armazenar:
Em ambientes bem arejados, secos, amenos e ao abrigo da luz solar directa e da intempérie Afastados de substâncias químicas, diluentes ou hidrocarbonetos Longe de metais ou madeiras pontiagudas, etc. Longe de fontes de calor, chamas, objectos incandescentes, materiais que possam provocar faíscas ou descargas eléctricas Afastados de fontes de ozono (transformadores, motores eléctricos, equipamentos de soldadura, etc.)
Manipulação
Se se armazenam durante períodos muito longos de tempo devem ser virados (inverter a ordem dos pneus), para evitar deformações. Deve-se evitar que os pneus fiquem debaixo de objectos pesados. Os acessórios também devem ser guardados na embalagem original, em superfícies que não tenham riscos de corte, rasgão ou perfuração. Ao manipular os pneus e acessórios devem-se utilizar instrumentos e equipamentos que não danifiquem os mesmos. Quando manipular os pneus é muito recomendável utilizar luvas e roupa adequada.
Armazenagem a curto prazo
Os pneus podem-se empilhar, preferivelmente em paletes. Mas é melhor não empilhá-los mais de 1,20 metro de altura. Deve-se inverter a ordem dos pneus todos os meses. Quando os pneus estão montados sobre a jante, devem-se armazenar cheios e em posição vertical, sem se empilharem.
Armazenagem a longo prazo
Para períodos mais longos de armazenagem, devem ser colocados verticalmente em prateleiras situadas pelo menos a 10 cm. do chão. Para evitar distorções devem ser virados ligeiramente uma vez por mês. Se um pneu não se utiliza durante um período mais longo, devemos verificar a pressão regularmente e mantê-la nos níveis recomendados pelo fabricante.